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20 de Dezembro de 2016

3 dicas de livros para ser um líder e não um chefe

3 dicas de livro para ser líder

 

Você já sabe que existe diferença em ser um LÍDER e um CHEFE, certo? Se não sabe ou não se lembra, confira abaixo as atitudes de cada um. O post completo você pode conferir no  blog  do psiquiatra e autor best-seller Roberto Shinyashiki.

Atitudes de um chefe

Normalmente, o chefe é aquela pessoa que acredita ser dona da razão. Então ela impõe ordens e é autoritária. Um chefe também se torna conhecido por pensar apenas nos resultados e nos lucros que a empresa vai atingir, esquecendo de todo o resto e do bem-estar dos colaboradores em alguns momentos. 
Quando ocorre algum problema, os colaboradores da empresa não se sentem abertos a contar para o chefe ou até pedir conselhos para resolver determinadas situações. E isso é um problema, já que prejudica todo o andamento do negócio. 
A motivação e o incentivo para agir em determinada situação fazem muita diferença, mas para o chefe não é um ponto de discussão. Ele sempre acha que é dever do funcionário fazer u
m trabalho excelente, sem nunca precisar de apoio para melhorar o trabalho.

Chefe
Via Giphy

Atitudes de um líder

O líder é praticamente o contrário de um chefe. Ele é aquele profissional que sempre vai inspirar as pessoas a darem o seu melhor. A questão da motivação é uma das principais características e faz muita diferença no ambiente de trabalho e nos resultados. 
Isso acaba gerando um ambiente onde o líder é respeitado e todos nós sabemos que o respeito vale muito mais do que o medo. Esse profissional sabe que as responsabilidades devem ser divididas, assim como os resultados, então confia muito na equipe e tentar tirar o melhor das qualidades de cada colaborador, usando a motivação e a confiança estabelecida em uma boa relação de trabalho. 
Com isso, o líder não tem funcionários e sim um time, uma equipe, o que faz toda a diferença, já que um time tem o mesmo objetivo e todos querem juntos o melhor para a empresa.

Líder
Via Giphy

Percebeu como faz a diferença liderar sua equipe e como impor ordens e se achar autoritário pode prejudicar e tornar o clima da empresa muito mais chato? É fundamental mudar a atitude e a maneira de pensar para se tornar um líder e ser respeitado pelos colegas de trabalho. Assim, juntos, todos farão um ótimo trabalho em busca dos objetivos.

Agora confira 3 livros para se tornar um líder inspirador em 2017 :)

   O manual do líder

 

Carlos Döhler é a prova de que a estrada para ser um gestor de excelência exige muito mais do que estamos acostumados a ouvir dentro das empresas. E não tem jeito, temos de recorrer à palavra do momento: planejamento. Contudo, precisamos de um planejamento que seja humanizado e que valorize o autodesenvolvimento das pessoas.

   O líder alfa

 

Neste livro, você verá como o líder não é apenas aquele que está à frente de sua equipe, mas é a figura reconhecida por todos como confiável e referência de quem faz as coisas acontecerem – mesmo que ainda não ocupe a posição de gestor. Para liderar é importante estar na busca por excelência e alta performance como líder. 

   Gestão e cultura de resultados

No livro, João de Lima defende a cultura como fator de transformação e geração de resultados dentro da corporação, na qual a ‘pessoa’ deve ser vista como principal sujeito responsável por essas ações.

 

Forte abraço e até o próximo post ;)

Equipe Editora Gente



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